Acervo tipográfico

Atualmente o Laboratório de Tipografia do Agreste conta com um pequeno acervo de tipos de metal. Este acervo é proveniente da Gráfica Estudantil fundada em 1944 em Caruaru-PE por Severino Galvão Cavalcanti – Dr. Galvão – e apontada como uma das principais disseminadoras da tipografia no município.

Um dos objetivos do projeto foi valorizar este acervo e utilizá-lo de forma sistematizada no processo criativo e de impressão da coleção de cartazes.

Para iniciar a fase de elaboração de propostas de cartazes pelos alunos foi empregada no processo criativo uma fonte digital similar à fonte herdada da Gráfica Estudantil que faz parte do acervo do LTA. A ideia seria simular os layouts digitalmente e posteriormente imprimir alguns exemplares no laboratório.

Foi por meio do projeto de resgate de tipos de metal do designer paulista Cadu Carvalho que descobrimos a fonte digital Grotesca Reforma Variável e elegemos um de seus estilos para o desenvolvimento do processo criativo das peças em formato digital.

fotos_topo_3